SSC no Ironman 70.3 Rio

Loja SSC participa do Suporte Neutro Shimano

Ironman 70.3 Rio de Janeiro. 1º de outubro, Domingo de sol, após um dia pesado de chuva; mais de 1250 triatletas prontos para largar. São 1258 bicicletas, para sermos mais exatos, que poderão necessitar de algum tipo de ajuste ou serviço mecânico de emergência.

Pela primeira vez a Special Adventure, loja Shimano Service Center localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio, participou da ação de Suporte Neutro Mecânico da Shimano no Ironman 70.3 do Rio em 1º de outubro. Ação que pode garantir ao triatleta voltar para a competição, terminar sua prova e quem sabe, brigar pelo pódio.

Conversamos com o Igor Ramon, gerente geral da loja, que nos contou como foi a participação do staff da loja, o Nelson Piccarella Filho, nesse Suporte Neutro Shimano no IM do Rio.

 

Suporte Neutro

- Queremos aproveitar para agradecer essa participação da Special Adventure no Suporte Neutro da Shimano, através do nosso mecânico Nelson, que atuou como técnico do Suporte Shimano dentro da competição. Foi muito importante para ele e para a loja, não só do ponto de vista de estar dentro de uma prova dessa envergadura, mas também pelo aspecto motivacional: agregou muito ao Nelson em motivação e conhecimento. O fato dele já ter tido contato com os técnicos da Shimano através de cursos e treinamento foi muito positivo e favoreceu a integração.

Motivação

- Ter a oportunidade de participar do Suporte Neutro da Shimano, uma atividade da marca reconhecida mundialmente, é sempre empolgante. Para o nosso mecânico Nelson não foi diferente. Ele voltou muito mais motivado, muito mais animado, trouxe bastante novidade com relação ao que os gringos estão utilizando em suas bikes, quais as últimas tendências e novidades no triathlon, e para nós foi muito bom para enxergarmos e entendermos um pouco mais desse universo novo que é o Triathlon.

Suporte Neutro IM_2.jpg

Bastidores do Triathlon

- Foi nosso primeiro contato com o Ironman, mas não foi nossa primeira participação em um evento ou competição, até porque todos nós aqui na loja somos atletas, ciclistas, com alguma experiência em eventos. Entretanto, é um mundo novo esse do triathlon. Os problemas mecânicos que acontecem numa prova desse tipo não são exatamente os mesmos de provas de MTB, em passeios, etc. Foi muito bom para conhecermos como funciona os bastidores de uma competição dessas: como é a prova, os pontos críticos para apoio (pontos onde podem haver problemas mecânicos), o que está mais suscetível à quebras (no MTB por exemplo, é comum quebra de corrente).

Aprendizado

- Para nós enquanto loja e equipe de profissionais, a participação do Nelson no Suporte Neutro da Shimano em uma prova de triathlon agregou muito conhecimento sobre a modalidade. Aqui na loja até atendemos bastante clientes triatletas, mas não é nosso exatamente nosso foco. E é exatamente essa vivência que vai trazer coisas novas para aplicarmos no dia a dia da loja. Resolução rápida de problemas, lidar com tipos de bicicletas e câmbios específicos, etc., são alguns dos pontos que agregaram para nosso trabalho.  

Fora da rotina

- Com certeza esse tipo de evento é totalmente diferente do nosso trabalho rotineiro. O perfil da loja é bem amplo, atendemos desde bicicletas urbanas até bikes de triathlon, não temos foco fixo em um determinado nicho de ciclista ou tipo de bike. Porém, o Rio de Janeiro tem mudado bastante: pela característica montanhosa do Rio, a bicicleta Road tem se popularizado bastante. Por isso, estamos bem habituados a mexer em componentes dessas bikes. Um ponto que notamos, entretanto, é que o ajuste e regulagem de bikes de estrada (Road) tem que ser um pouco mais fino, ou fine tuning, como a gente costuma chamar. E esse contato que o Suporte Neutro oferece é muito bom para vermos, na prática, como funcionam regulagens, ajustes, pedivelas com medidores de potência, etc. das bicicletas de triathlon. Outro aspecto: estamos mais acostumados a trabalhar com rodas clincher, enquanto na realidade do triathlon entram as rodas tubulares também. Então, foi uma ótima oportunidade para vermos na prática detalhes que farão diferença no nosso trabalho. Ver quais as bikes que o pessoal está usando, afinal é um nicho de mercado que tem crescido bastante e nós temos total interesse em abraçar também esse público. E nossa participação nestes dois eventos em parceria com a Shimano será fundamental nessa questão.