O Desafio por Claudio Clarindo

Ciclista de Miguel Pereira, RJ, pedala 525Km pelo ídolo

Homenagem vem com o aniversário de 1 ano da morte de Clarindo

Desafio Clarindo_03.jpg

Pedal por Clarindo

 

Em 2015 a Shimano organizou sessões do filme ‘Desafio 600K’ com Claudio Clarindo nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Quando anunciamos a exibição do documentário no Rio no Monumento a Getúlio Vargas, bairro da Glória, recebemos o telefonema de um ciclista de Miguel Pereira, região serrana do Rio. Ele insistia que queria ir ao filme conhecer o Clarindo.

No domingo, 26 de abril, pouco antes da sessão, fomos abordados por um ciclista que se identificou como Marcos Oliveira, da cidade de Miguel Pereira. Disse que estava ali para conhecer o Clarindo. Marcos nos contou sua história. Há algum tempo estava acima do peso e sedentário, até que por acaso, assistiu a um vídeo postado pelo Clarindo, onde ele falava de superação pessoal, desafios e força de vontade. “Aquilo foi um incentivo para mim. Estava procurando uma atividade para melhorar meu condicionamento e, por causa do Clarindo, comecei a pedalar. ”

Naquele domingo, Marcos realizou o sonho de conhecer a lenda Claudio Clarindo e saiu dali mais inspirado ainda. Decidiu que no começo de 2016 pedalaria de Miguel Pereira até Santos, para homenagear Clarindo, entregando uma camisa de ciclismo que ele mandou fazer especialmente para o ídolo. Infelizmente, antes que pudesse empreender sua viagem de bike, Clarindo faleceu vítima de um atropelamento na Rodovia Rio-Santos. A notícia da morte do atleta abalou a toda a comunidade ciclística e Marcos ficou igualmente arrasado por não ter podido entregar a camisa ao seu herói e inspiração no ciclismo.

Meses depois, em uma conversa no Lounge Shimano durante as Olimpíadas do Rio em 2016, Marcos decidiu retomar o projeto da viagem de bicicleta para homenagear Claudio Clarindo. Dessa vez ele iria pedalar até o monumento recém-inaugurado na Rio-Santos, exatamente no local onde o ciclista sofreu o acidente. No dia 26 de janeiro pela manhã, Marcos Oliveira partiu pedalando sozinho da cidade de Paty do Alferes, RJ, com destino à Santos, SP, para cumprir 525Km de pedal, acompanhado apenas por um carro de apoio.

Contrariando todas as dificuldades e imprevistos, na tarde de domingo dia 29 de janeiro, mês de aniversário de 1 ano da morte de Clarindo, Marcos Oliveira chegou ao monumento, local de encontro na Rio-Santos. Estavam lá esperando por ele Betinha e João Victor, viúva e filho de Clarindo respectivamente, além da amiga Margareth Sobrinho. Não havia banda música, nem multidões. Mas havia emoção e a simplicidade de quem, como Clarindo, focava em seu desafio e não se intimidava ou se importava com holofotes e pompas.

Marcos Oliveira cumpriu seu desafio pessoal e homenageou o ídolo Claudio Clarindo. Mais do que isso, chamou atenção para duas coisas fundamentais que as pessoas não devem esquecer jamais: não hesitarem diante de um desafio e se respeitarem mutuamente, principalmente no trânsito, onde os ciclistas serão sempre o elo mais frágil.

Marcos mora em Miguel Pereira onde fundou o Giro Pedal Clube e incentiva mais pessoas a encontrarem na bicicleta uma fonte de lazer, saúde e um caminho para a felicidade.

 

Claudio Clarindo, ultra ciclista, atleta e embaixador da Shimano, completou 5 vezes a Race Across America. Era um dos 10 melhores ciclista de ultra distância do mundo.

Shimano #DuraAce
#R9100
#Dura Ace Di2
Rodas Dura Ace