Novo Ultegra R8000: rompendo barreiras

Grupo incorpora novas tecnologias e revoluciona

313771_708219_r8000_op_web_.jpg

 

São Paulo (SP) - A Shimano apresenta o novo Ultegra R8000, que fornece poder de frenagem de alto desempenho com freios a disco hidráulicos, alavancas de mudança de formato ergonômico mecânicas e Di2, novos botões de troca de marcha eletrônica para uma personalização mais ampla, trocadores de contrarrelógio com Synchronized Shifting e câmbio traseiro Shadow de perfil baixo para melhor aerodinâmica.

O lançamento do novo Ultegra R8000 oferece muito mais do que produtos comprovados pelos PROs. O R8000 aproveita tecnologias utilizadas pelas equipes profissionais e aperfeiçoa-as para ciclistas do mundo real, oferecendo customização, controle de pilotagem com freios a disco avançados ou freios de pinça e a precisão do Di2 ou opções de mudança de marcha mecânica. Projetado igualmente para competição, treinamento, performance ou para curtir o ciclismo com amigos, o Ultegra permite que você amplie a paixão pelo pedal.

Sistema de transmissão do Ultegra R8000 - O novo modelo possui um braço redesenhado e assimétrico do pedivela com influências do projeto do Dura-Ace 9100, de aparência mais robusta e Hollowtech II de quatro braços para mais potente transferência de energia, diminuindo seu peso em alguns gramas (674g, 50-34T) em comparação com o modelo anterior (676g).

A coroa externa do pedivela vem com tecnologia Hollowglide para ter uma estrutura altamente rígida, porém oca, o que diminui o peso e mantém a força, para mudanças de marcha mais precisas. As opções de pedivela incluem a relação padrão 53-39D, o médio compacto 52-36D, o compacto 50-34D e o específico para cyclocross 46-36D.

O cassete de 11 velocidades (CS-R8000) vem em seis tamanhos 'standard": 11-25D, 11-28D, 11-30D, 11-32D, 12-25D, 14-28D, além de um cassete de relação mais ampla 11-34D (CS-HG800) com o corpo do cubo projetado para se adequar tanto em bikes de estrada (com espaçador) quanto em mountain bikes.

Os novos pedais Ultegra de carbono com tecnologia SPD-SL incentivam um desempenho de nível profissional, reduzindo a altura do taquinho em 0,7 mm e com isso ampliando a alavanca do pedivela. Possui 12 gramas a menos que o modelo anterior, o PD-6800, agora com 248 gramas. As opções de pedal também estão disponíveis com eixos de 4 mm de comprimento

Pedais R8000.jpg

Sistema de troca de marchas do Ultegra R8000 - O Ultegra oferece aos ciclistas troca de marchas incrivelmente rápida e precisa com o Di2 ou sistema mecânico e, freio hidráulico ou de pinça, com alavancas STI quase idênticas, perfeitamente ergonômicas.

O novo Di2 funciona com a recém-lançada função Synchronized Shifting, total ou semi sincronizado, (com a bateria BT-BN110), dando aos ciclistas a opção de realizar a troca de marchas automática completa ou apenas do câmbio traseiro (semi). Isso significa que você pode definir, por exemplo, ambos os trocadores esquerdos para subir as marchas e ambos os trocadores do lado direito para descer as marchas. Além disso, os trocadores têm uma sensibilidade de clique mais definido, para oferecer mudanças rápidas e precisas com o uso de luvas.

Seguindo o projeto dos botões dos trocadores do Dura-Ace Di2, as alavancas de freio, seja a disco hidráulico Ultegra ST-R8070 ou freio de pinça ST-R8050 (ambos Di2), também incluem os botões top-of-the-hoods para fazer trocas remotamente, que podem ainda ser programados para mudança de marcha ou para controlar dispositivos adicionais, como computadores compatíveis ou luzes.

Todas as alavancas ou botões de mudança podem operar trocas múltiplas, que assim como botões na parte de cima da alavanca e o Synchronized Shifting, são customizáveis por meio do aplicativo E-TUBE para celulares, tablets e computadores.  O aplicativo não apenas permite que você customize as funções e operações como bem preferir, mas também permite que você mantenha todas as unidades atualizadas com o firmware mais recente e execute verificações de erro para identificar e resolver anormalidades.

As alavancas hidráulicas ST-R8070 em comparação ao modelo anterior R785, vêm com ajustes para maior alcance e curso livre. As novas alavancas hidráulicas (ST-R8070 and ST-R8020) com pesos de 360g e 550g, respectivamente, são apenas 65g e 112g mais pesados do que os freios de pinça (ST-R8050, com 295g, e ST-R8000, com 438g).

313771_708222_03335_r9100_ik_web_.jpg

O câmbio dianteiro é projetado para lidar com mudanças rápidas e suaves sob alta carga de pedal. Combinando com o pedivela redesenhado, o câmbio dianteiro foi também redesenhado para acomodar pneus mais largos, bem como relação de engrenagem mais ampla sem sacrificar as trocas de marcha.

O câmbio traseiro Di2 (RD-8050) ou mecânico (RD-R8000) adotam o design de perfil baixo do câmbio traseiro Shimano Shadow RD do Dura-Ace, para se acomodar perfeitamente sob o cassete, protegendo-o de possíveis danos. O câmbio traseiro vem com haste curta (SS) projetado para atender opções 11-25T até 11-30T e haste longa (GS), para opções 11-28T até 11-34T. Ambos os câmbios, dianteiro e traseiro, comunicam-se entre eles para operar de forma total sincronizada ou semi sincronizada no modo Synchronized Shifting, permitindo ao ciclista manter-se concentrado na estrada ou na corrida a sua frente.

As alavancas de mudança mecânicas estão disponíveis em versão hidráulica (ST-R8020) ou para freio de pinça (ST-R8000) com cabos revestidos de polímero para uma operação incrivelmente leve. Além disso, o design elimina o ajustador de tensão do cabo; em vez disso, oferece um ajuste com chave allen para ajuste da tensão do cabo simples, exata e precisa.

Componentes adicionais para troca de marcha - Para utilização em contrarrelógio e triathlon, um par de alavancas Ultegra ST-8060 de controle duplo para os clips de guidão oferecem frenagem e troca de marchas. O design abre uma nova dimensão para ciclistas de contrarrelógio e triathlon, simplificando as trocas de marcha quando o ciclista está no seu nível máximo de esforço. Foram removidos botão de mudança e a caixa de comutação da unidade ST-6871, diminuindo o design, tornando-o mais curto e aerodinâmico.

Eliminando um botão em cada trocador faz com que ciclistas de contrarrelógio e triathlon usem o modo de Synchronized Shifting completo nesta posição. Isso significa que há um botão em um trocador (por exemplo, do lado esquerdo do clip) para subir as marchas e um botão no outro  trocador (lado direito) para descer as marchas. As opções alternativas compatíveis incluem os trocadores de triathlon SW-R671 non-series, mais os botões para escalada ou sprint SW-R600 ou SW-R610.

Sistema de freios - As novas opções de frenagem hidráulica do Ultegra incluem potência de frenagem avançada das pinças BR-R8070 de montagem direta, oferecendo uma integração elegante para bicicletas de estrada. Os rotores apresentam aletas de disco fechadas distintas com área de superfície maior para a dissipação de calor. O par de calipers BR-R8070 pesa 280g mais 212g com os rotores SM-R800, comparado com os 360g do par do freio Ultegra BR-R8000 de pivô duplo de freio de aro.

Além do design de pivô duplo, as novas pinças de freio do Ultegra também vêm para montagem direta. Ambos os projetos são compatíveis com pneus até 28c e possuem designs elegantes com espaço mais estreito entre os braços. O design de pivô duplo possui um estabilizador entre os braços para reduzir deformação e melhorar a eficiência da frenagem. Enquanto isso, o design para montagem direta conecta diretamente a quadros compatíveis para reduzir o peso e aumentar o desempenho geral.

Rodas nível Ultegra - Complementando o line-up do Ultegra, duas novas rodas leves  - a tubeless de carbono laminado WH-RS700 para freios com pinça (que substituem as WH-6800) e as rodas tubeless WH-RS770 rodas para freio a disco com eixos road e e-trhu.

Novos cubos (HB / FH-RS700 / 770) das rodas incentivam rápida aceleração com uma economia de peso de quase 60 g em comparação com um par de cubos Ultegra 6800, enquanto os aros utilizam um novo e ainda mais leve procedimento de camada de carbono para criar um jogo de rodas de frenagem de aro 80g mais leve do que o antecessor.

Desenvolvimento do Ultegra R8000 - Gerente de produto Shimano Europa, Tim Gerrits avalia: "O objetivo era trazer tecnologia de ponta a uma gama mais ampla de ciclistas. Queríamos oferecer alto desempenho para os muitos tipos de ciclistas de estrada, com uma grande variedade de produtos para atender esse sempre crescente mercado de bicicleta".

"O Ultegra é projetado para atender tudo entre contrarrelógio/triathlon, para quem quiser correr com freio a disco e Di2, ter uma performance de Gran Fondo, até inteligência digital e precisão de trocas eletrônicas do Di2 com a frenagem do freio de pinça. Além do desempenho de freio a disco, com a confiabilidade das trocas de marcha mecânicas, ou a simplicidade da frenagem no aro e mudanças de marcha mecânicas. Com cinco configurações "padrão" diferentes, as opções de escolha para o consumidor são realmente amplas", completa.

Tim Gerrits vai além: "Retomar o nível de qualidade do Ultegra em uma variedade tão ampla de produtos e para uma ampla gama de usos foi enorme desafio de desenvolvimento, especialmente quando se trata de integrar alguns dos novos recursos da série Dura-Ace R9100, de nível superior. Os freios a disco hidráulicos e o Synchronized Shifting, por exemplo, eram duas áreas completamente novas para a linha Ultegra e precisávamos encontrar o equilíbrio certo entre alto desempenho, alta qualidade e altos níveis de durabilidade e confiabilidade", diz Tim.

"Estamos incrivelmente orgulhosos do que criamos. Ultegra tem um apelo tão fiel e entusiasmante que está associado ao verdadeiro espírito do esporte. Demos um verdadeiro empurrão nesse grupo e espero que possamos atrair mais pessoas para o esporte ciclismo de estrada", finaliza o gerente de produto da Shimano Europa.

Disponibilidade no mercado - Os componentes de freio de pinça mecânico Ultegra R800 chegam à Europa em junho, enquanto os componentes do Di2 e do freio a disco hidráulico chegarão mais tarde, em agosto. Previsão para disponibilidade no Brasil será para setembro, sem preços ou valores definidos ainda.