Lucas Borba é vice no DH Urbano de Santos

Last Updated - February 15, 2016

Luquinha manda muito bem e é 2º em Santos!

lucas_borba___divulgacao_shimano_DH Urbano_2.jpg

São Paulo (SP) - Apenas nove centésimos de segundo. Foi esse o tempo que separou o catarinense Lucas Borba, da equipe Audax/Shimano, do lugar mais alto do pódio na Descida das Escadas de Santos, vencida pelo eslovaco Filip Polc, pela sexta vez. A final da prova, realizada no Morro do Pacheco na manhã deste domingo (14), contou com os cinco melhores atletas da competição. A terceira colocação ficou Wallace Miranda, e o pódio foi completado por Guimerton Ribeiro Junior e Silvio Felix Junior, quarto e quinto colocados, respectivamente.

Após classificar-se para as semifinais na oitava colocação, Lucas Borba surpreendeu os rivais e garantiu sua vaga na decisão com o segundo melhor tempo da manhã. "Acredito que o que me fez melhorar em relação ao sábado (13) foi deixar a adrenalina abaixar. Me senti bem mais tranquilo hoje (domingo) e gostei muito da minha primeira descida, acertando bem a linha. Sei que todos melhoraram seus tempos, então tenho que dar o meu máximo também", contou Lucas, antes da descida final.

Quarto a descer na decisão, Lucas garantiu a primeira colocação com o tempo de 58seg985, e apenas o eslovaco Filip Polc poderia destronar o catarinense de Ibirama. E, para azar do atleta Shimano, foi o que aconteceu. Mesmo pior do que Lucas ao final da segunda parcial, o piloto europeu se recuperou no último estágio, tirou a diferença e cravou 58seg895. Apesar da vitória ter escapado por tão pouco, Lucas comemorou o resultado.

"Estou muito contente com a prova. Foi muito legal pedalar mais uma vez aqui em Santos e sentir o calor do público. Apenas nove centésimos de diferença para eu levar o título. Achei que a vitória seria minha quando vi o Polc no final da descida, mas realmente ele é um excelente atleta. Não é à toa que essa foi a sexta vitória dele aqui. Estou muito feliz, porque esse vice-campeonato mostra que estou no caminho certo. Em 2017 voltarei e vou dar meu máximo para trazer a coroa para o Brasil", destacou Lucas, que pedala com os componentes Shimano Saint em sua bike.

O resultado coroa a boa fase de Luquinha, que figura entre os melhores atletas nas principais competições de downhill do País. A 14a. edição da Descida das Escadas de Santos foi realizada pela primeira vez no Morro do Pacheco, com declive de 600 metros em um total de 514 degraus. Lucas havia registrado o quinto lugar em 2015 e a quarta colocação em 2014, quando a prova era disputada no Monte Serrat. "O Lucas é uma das apostas da Shimano nesta temporada. Nas primeiras provas do ano ele já mostrou porque é considerado uma das esperanças do downhill no Brasil", enalteceu Rogerio Tancredi, gerente de marketing Shimano Latin America.

Classificação final
1 - Filip Polc (Eslováquia)- 58s895
2 - Lucas Borba - 58s985
3 - Walace Miranda - 59s400
4 - Guimerton Ribeiro Jr. - 59s983
5 - Silvio Felix Jr. - 1min00s914