Entrevista Niels Boon, Bikefitting.com

Especialista analisa o Bikeffiting no Brasil

 

Durante uma semana inteira, dois especialistas representando a empresa Bikefitting.com, Mathieu Arrambourg e Niels Boon, estiveram no País para treinar e atualizar staff Shimano e de distribuidores parceiros no Brasil e América Latina. Apesar da rotina pesada de treinamentos e Bike Fits, conseguimos uma brecha na agenda deles e conversamos com o Niels, especialista e pesquisador em biomecânica e product developer na BF (Bikefitting.com.

Niels começou explicando a origem da relação da marca japonesa com BF:

“Bem, por uma questão de estratégia, a Shimano estava procurando uma marca que a ajudasse a oferecer serviços adicionais no ponto de venda, ou seja, às lojas de bicicleta. Foi quando perceberam que o serviço de Bike Fit se encaixaria perfeitamente nesse contexto. Assim, Bikefitting.com, uma empresa holandesa com mais de 20 anos de experiência em oferecer ferramentas e tecnologia para o fit estático e dinâmico de ciclistas, foi adquirida pela Shimano em 2012. ”

Shimano Brasil: O bike fit não é algo novo, porém aqui no Brasil e América Latina, é praticamente desconhecido da maioria dos ciclistas menos experientes. Como você acha que poderíamos promover melhor o Bike Fit?

Niels: “Sabe, quando estávamos fazendo um pedal hoje de manhã, vi um monte de gente pedalando bicicletas bem caras e aqui as bikes são mais caras do que na Europa. Notei que esses ciclistas estavam mais preocupados com as peças e os componentes da bicicleta, não com seu posicionamento nela. Vejo as pessoas aqui mais preocupadas em pedalar uma bike igual à dos profissionais do World Tour, mesmo sem ter o mesmo nível ou mesmo preparo físico. ”

“Quando estes ciclistas entenderem que o Bike Fit é algo totalmente individual e customizado para atender o corpo e necessidades deles, e que isso vai melhorar o seu pedal, e muito, seja em uma bicicleta de Mil ou de Vinte Mil Reais, aí então eles vão ter isso mais em conta. A importância de se fazer o Fit correto para sua bicicleta. ”

Shimano Brasil: Então, de acordo com o que você está dizendo, a melhor maneira de educar as pessoas sobre isso, é mostrando que o BF serve tanto para um profissional quanto para alguém que usa a bicicleta para ir ao trabalho...

Niels: sim, exatamente. Bike fit é para todo mundo. E vai melhorar sua experiência com a bicicleta. Esse é o ponto.

Shimano Brasil: você foi pedalar algumas vezes aqui em São Paulo com nosso staff; qual foi sua impressão sobre a cena ciclística daqui?

Niels: Pelo que vi das pessoas pedalando aqui, acredito que sejam realmente entusiasmadas pela bicicleta, porque se essa fosse minha realidade para pedalar, eu não andaria de bike! Eu praticaria outro esporte.... As pessoas aqui em São Paulo são fanáticas por bicicletas; elas pedalam muito mais do que a maioria dos europeus pedalariam se tivessem a mesma realidade: poucas opções de lugar para treinar, driblando carros e congestionamento, evitando os muitos buracos na pista. Na Europa as pessoas simplesmente não teriam a mesma disposição. ”

 

 

Bikefitting.com: treinamento para o Staff Shimano Latinamerica e distribuidores

 

Shimano Brasil: de tudo o que você viu estes dias, dos treinamentos que deu, quais as suas expectativas para o futuro do Bikefitting.com aqui na América Latina?

Niels: Espero que este treinamento ajude as pessoas a entenderem melhor a importância do Bike Fit, entenderem o que queremos atingir com o nosso sistema, e também que possam compreender que isso não é apenas para profissionais, mas para todo mundo. E também que pode ser realizado em uma loja em um tempo muito mais otimizado. O Bikefitting não vai te dar um posicionamento ideal na bicicleta, mas o bom posicionamento para você em sua bike. ”

Shimano Brasil: Mais uma pergunta Niels, o Bikefitting.com possui 3 estágios: o Ajuste Estático (estágio 1), o Ajuste Dinâmico (estágio 2) e a Análise de Pedalada (estágio 3). Para um ciclista que utiliza a bicicleta para passear em parques ou para se locomover pela cidade, o Ajuste Estático (Estágio 1) seria suficiente?

Niels: sim, definitivamente. O Ajuste Estático, onde vamos tomar todas as medidas dele e imputar os dados no software, dará uma excelente referência para ele. Eu diria que para a grande maioria das pessoas, o Estágio 1 é suficiente. Para ciclistas que possuem um Dura-Ace em suas bikes, aí acredito que seja interessante os Estágios 2 e 3. Nosso Ajuste Estático dará a qualquer ciclista, um melhor posicionamento em sua bicicleta, definitivamente melhor do que ele está pedalando hoje”.

Quer conhecer mais? Site Bikefitting.com

Quer saber quais lojas no Brasil oferecem o Bikefitting? Lista de Lojas Brasil