Ciclistas Shimano na batalha do Pan 2018 de MTB

Evento inédito de e-bikes movimenta o mercado

São Paulo (SP) - A cidade colombiana de Pereira, capital do estado de Risaralda, sediará neste fim de semana o Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike de 2018. Dentre os vários ciclistas brasileiros que representarão o País nas categorias masculinas da principal competição de MTB no continente na temporada, seis deles são integrantes do Shimano Sports Team e brigarão pelo pódio da competição: Rubinho Valeriano e Guilherme Muller (ambos Sense Factory Racing), José Gabriel Marques (Groove/Shimano), Henrique Avancini (CFR Team) e Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing) na elite; e Mario Couto (Sense Factory Racing) na sub-23.

A pista do Pan-Americano está montada no Hotel Santo Bambu, em uma região montanhosa do estado, reconhecida pelas plantações de café. O percurso da edição de 2018 do evento conta com uma extensão de 4,1 km por volta, em uma altitude de 1.411 m acima do nível do mar. Em comparação com o Brasil, cerca de 200 m a menos em relação a Campos do Jordão, um dos tradicionais locais de prática do esporte em São Paulo.

Para o campeão pan-americano de 2015, Henrique Avancini, será a primeira prova após o top 3 na Cape Epic, principal ultramaratona de MTB do mundo. "Assim como nos dois anos anteriores, vou para o Pan logo após competir na Cape Epic. É sempre bastante desafiador balancear o desgaste de uma competição de oito dias, como foi na África do Sul, com a preparação para um evento de 90 minutos, como será na Colômbia. Confesso que me sinto melhor em relação aos dois anos anteriores, quando fiz duas boas corridas, ambas com o vice-campeonato", contou Avancini, ciclista que tem sua bike equipada com componentes Shimano XTR Di2 de transmissão de marchas eletrônica.

Desafio da Mantiqueira de MTB - O catarinense Ricardo Pscheidt (Trel/Shimano) viaja para Campos do Jordão (SP), onde será realizado neste domingo (8) a primeira de duas etapas no ano do Desafio da Mantiqueira de MTB. Pscheidt terá pela frente na categoria pro um percurso de 55 km, com a altimetria acumulada de 1.826 m, exigindo muita habilidade e principalmente resistência física para encarar as trilhas e estradas de terra locais.

Catarinense de Downhill - O Pedra Bike Park, localizado na cidade de Botuvera, receberá neste fim de semana a segunda etapa do Campeonato Catarinense de Downhill. Além de valer pontos para o ranking estadual, o evento também conta para o ranking nacional da modalidade. Representante do Shimano Sports Team no downhill, Lucas Borba chega confiante para a etapa, após ter vencido a abertura da competição, realizada em fevereiro, em Ibirama, sua terra natal.

Workshop sobre E-Bikes - A Shimano, líder mundial no mercado de componentes para bicicletas, participou nesta quarta-feira (4) da primeira edição do Workshop "E-Bike - modelo sustentável de transporte". Patrocinadora do evento realizado em São Paulo, no Rooftop 5 & Centro de Convenções, a marca apresentou sua linha de componentes para bikes elétricas, o Shimano STEPS.

Gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America, Rogerio Tancredi citou durante sua apresentação três pontos que para ele são imprescindíveis para que o consumo das E-Bikes continuem crescendo no Brasil. "Precisamos do apoio governamental, com políticas públicas que favoreçam em geral a bicicleta, em prol da mobilidade", disse Tancredi.

"O segundo ponto para mim é tornar esse produto mais acessível para as pessoas, com preço condizente com a realidade do brasileiro. O preço das E-Bikes é alto, não só por conta da tecnologia aplicada nelas, mas também por causa dos altos impostos no Brasil. Porque um carro elétrico tem isenção de IPI e a bike não?", questionou Rogerio Tancredi. "Além destes pontos, a experiência do consumidor também é importante. A pessoa só se dá conta do quanto é legal a bicicleta elétrica e de que é uma solução viável, quando ela utiliza pela primeira vez o produto. Promover test-ride, como faremos no Shimano Fest em setembro, é importantíssimo", concluiu o gerente da Shimano.