Araxá (MG) - O ciclista Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) confirmou neste domingo (15) sua hegemonia na etapa de abertura da Copa Internacional de MTB. Pelo quinto ano consecutivo, o integrante do Shimano Sports Team subiu no lugar mais alto do pódio na etapa de Araxá (MG), que há 15 anos recebe a competição. Além de Avancini, foram destaque entre os ciclistas Shimano, José Gabriel Marques (Groove/Shimano), quarto do cross country olímpico (XCO), e Mario Couto (Sense Factory Racing), campeão na sub-23.

"A vitória foi especial. Araxá é um local sensacional. Fiquei muito feliz com a minha performance como um todo. Fisicamente não estava tão bem desde o primeiro dia. Mas aqui tem uma energia diferente. Consigo extrair um bom desempenho, sem depender do meu físico. Isso acontece pela atmosfera daqui. A sensação de competir nesta cidade é difícil de se explicar. Um dos poucos lugares que consigo ser campeão sem estar 100%. Vencer pela quinta vez é motivo de muita alegria", comemorou Avancini, ciclista que tem sua bike equipada com o grupo XTR Di2 de transmissão de marchas eletrônicas. Este foi o primeiro título de Avancini na Copa Internacional de Araxá como atleta Shimano.

Na classificação geral, outros quatro atletas Shimano fizeram companhia a Avancini no pódio de Araxá. Rubinho Valeriano (Sense Factory Racing) foi o sexto, Daniel Grossi (Groove/Shimano) terminou em oitavo, José Gabriel Marques, o nono, e Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing) completou a abertura da Copa Internacional em décimo. Mario Couto foi o 14º no geral, Edson Rezende concluiu a etapa em 15º, além de ser o terceiro sub-23.

"A estratégia foi de encaixar em um pelotão bom e assim conseguir render bastante. Deu certo e pedalei com atletas fortes, que perseguiu os líderes. No final fiz uma fuga com um chileno e abri uma diferença boa para o vice-campeão da sub-23, o argentino Gonzalo Lokman. No final, saio muito feliz com o título na minha categoria, além de garantir um top 15 na geral da super elite", comemorou Mario Couto, ciclista que também utiliza o grupo Shimano XTR Di2.



Mais resultados do Shimano Sports Team - Outros cinco atletas do Shimano Sports Team estiveram em ação na super elite nos três dias de prova. Foram eles: Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), em 22º na geral, Wolfgang Soares (Caloi Avancini Team), o 24º, Mario Antonio Veríssimo (Squadra Oggi), em 26º, e Kennedi Lago (Squadra Oggi), na 28 colocação.

Não completaram - Duas foram as baixas na Copa Internacional, entre os atletas apoiados pela marca. Um deles foi Guilherme Muller (Sense Factory Racing), que sofreu um acidente no treinamento de quinta-feira (12), tentou competir as duas primeiras provas da super elite, mas optou por abandonar. O outro foi Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing), que se acidentou na corrida deste domingo e ficou fora da disputa.